Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de junho de 2010

[O] Conivência?

Bom, minha postagem hoje não era para ser essa, mas devido a proximidade do maior evento futebolístico senti-me na obrigação de alterar a ordem dos temas (além do mais, necessito me aprofundar um pouco mais no outro tema).

Tenho declarado através de MSN, orkut e outros meios que não irei torcer para a "Seleção Brasileira". Muitos podem achar que é modinha minha, pois muitos falam isso e no fim das contas acabam sendo torcedores por bons resultados da seleção.

Por que essa minha decisão então? Como muitos sabem, nossa seleção é administrada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Listarei alguns fatores contra a CBF que me levaram a tomar essa decisão:

1- A atual administração da CBF já foi motivo de duas CPIs não concluídas por causa de coisas estranhas que aconteciam (e ainda acontecem com menos frequência) no nosso país. A primeira com o intuito de explicar algumas ilegalidades que estavam sendo identificadas na administração do futebol brasileiro e arquivada com a explicação de que seria prejudicial para o próposito do Brasil organizar a Copa de 2014 e a segunda que tinha o propósito de investigar ilegalidades no contrato da CBF com a sua fornecedora de material esportivo (Nike).
Essa segunda CPI, chamada de CBF-NIKE esclareceu aos desconfiados que a imagem da seleção brasileira foi explorada para benefícios de alguns cartolas e foram identificadas diversas irregularidades como tráfico de menores, passaportes falsos e um enorme esquema de corrupção.




2- A CBF tem demonstrado nos últimos tempos que não está aí para a organização do futebol brasileiro, e sim para dar preferência para seus aliados políticos. Recentemente isso ficou mais claro em um episódio famoso para os mais fanáticos. Desde 2007 há uma grande discussão sobre quem deveria ficar com a famosa Taça de Bolinhas (taça dada ao primeiro clube que conquistar cinco títulos nacionais ou três consecutivos). O Flamengo (contando com o título de 1987) conquistou esse mérito em 1992 e o São Paulo em 2007. Apesar da CBF ter recebido um documento assinado pelo Sport reconhecendo o título de 1987, a decisão foi tomada em favor do São Paulo. Por que? Vamos aos fatos! No dia que a CBF tomou a decisão ocorreu a votação para presidente do Clube dos Treze (organização dos principais clubes brasileiros e VERDADEIRO organizador do campeonato brasileiro de 1987). Um dos candidatos era apoiado pela CBF e muito conhecido entre os flamenguistas (Kleber Leite). O Flamengo decidiu peitar a CBF e não votar no seu candidato. A resposta veio depois: "A taça de bolinhas é do São Paulo". Muito estranho isso né?! Desde 2007 que eles não se resolvem e coincidentemente eles decidem no dia da votação. Outros eventos podem ser citados, inclusive alguns que estão ocorrendo (ou alguém acha que o Corinthians não receberá seu "prêmio" por ter oferecido seu dirigente para a delegação brasileira da Copa na África?).

3- Há muitos anos que a seleção brasileira não é nem de perto o reflexo do desejo da população brasileira. Os clamores por jogadores que têm brilhado nos seus clubes não adiantam mais nada. Trabalho coerente? Não, isso é a clara evidência da corrupção que rola até mesmo nas convocações. Hoje em dia nem acontece tanto, mas até a Copa de 2006 percebia-se claramente que a seleção brasileira era uma seleção de 4 ou 5 empresários, estranho não?! Preciso lembrar quantos amistosos a seleção fez fora de casa quando o local do jogo nem era na casa do adversário? Alguém me explica um motivo plausível para realizar jogos como Brasil x Argentina em Londres! Dinheiro? Será? Ao contrário disso, salvo o amistoso contra Portugal realizado em 2008, é necessário uma boa memória de um amistoso da seleção realizado aqui no país. Quer saber quando? 2005!! De lá para cá, foram (no mínimo) sete amistosos em Londres (e não foi contra a Inglaterra).

4- Ouvi muita gente elogiando a seleção pelo jogo realizado no Haiti. Realmente foi uma atitude muito honrosa. Quero saber o que essas pessoas acham do amistoso realizado hoje contra o Zimbabue. Alguém sabe o que se passa no Zimbabue? Um país governado por Robert Gabriel Mugabe há 30 anos e que sofre sérios problemas por causa da sua ditadura: 80% de desemprego, sanções econômicas, mais de um terço da população refugiando-se em outros países, expectativa de vida de 44 anos, 45% da população desnutrida, 3 mil mortes causadas pela AIDS por semana, hiper-inflação e assassinatos a mando do governo. Coisa feia né?! Nada melhor do que um jogo da seleção brasileira lá para animar esse país, certo? Errado, principalmente quando o convite do jogo foi realizado pelo ditador considerado o pior governante do mundo. A CBF foi conivente com a política implantada naquele país por essa figura asquerosa e aceitou o convite em troca (claro) de uma boa quantia de dinheiro.

5- Falando em dinheiro, alguem me explica esses amistosos contra seleções ridículas às vésperas da Copa do Mundo? Enquanto as seleções que estão na copa se enfrentam, somos obrigados a ver a "nossa" seleção jogando contra Zimbabue, Soweto Football Club e Tanzânia. Quer a justificativa da CBF? São seleções que tem um perfil parecido de um dos adversários na fase de grupos (Costa do Marfim). Seria melhor enfrentá-los, não?! Eu digo o verdadeiro motivo desses amistosos ridículos. Dinheirooooo! A Espanha, Argentina ou França não irão pagar para enfrentar a seleção brasileira. O que a CBF quer com esses amistosos não é preparo para a Copa. Eles querem encher o bolso do Sr. Ricardo Teixeira.

Diante dessas situações refleti sobre a minha torcida para seleção e decidi não ser conivente com tudo isso. Faça sua escolha, eu respeito e peço que respeitem a minha.

Não posso deixar de torcer para uma seleção nessa copa. Minha justificativa é apenas uma e está bem esclarecida na foto abaixo:

2 comentários:

Belle Almeida disse...

Rolou alguma advertencia por parte da CBF ou da Seleção para aquele pseudo-hino tocado no joga contra o Zimbabue? Foi inadmissível aquilo!
Ta certo que aqui no Brasil às vezes tocam com ritmos diferetes e talz... mas dá para reconhecer que é o hino brasileiro em todos os momentos! No dia do jogo começou o hino eu achei que era o nosso, segundos depois eu tinha certeza que não era! Foi uma tremenda falta de respeito!

Marcos disse...

Esses framenguistas achando que são hexa...
Ow, Messi nao joga nada na seleção. É Holanda campeã!