Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Você tem fome de quê?

Uma rápida pesquisa na internet sobre o significado da palavra fome me retorna a seguinte resposta:

Fome (do latim faminem) é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida.


Obviamente que meu post de hoje não irá tratar do alimento, propriamente dito. Em meus estudos bíblicos de hoje estudei sobre "Abundância e escassez". Tive a oportunidade de me debruçar sobre diversos textos que falam sobre abundância como dom de Deus, as promessas de abundância (na alegria, na graça, no poder, nas provisões e etc) e sobre a escassez como resultado do pecado. Achei muito interessante o estudo e o que me quero compartilhar é sobre a escassez, mas especificamente a escassez de algo que necessitamos para manter as nossas atividades inerentes à vida.

Nós, cristãos, sabemos que a única necessidade que realmente temos é da graça de Deus. Mesmo assim, alguns períodos de escassez tem nos afligido. Aprendi duas coisas sobre essas escassez (fomes):

1º A fome pode ser uma oportunidade de voltarmos os nossos olhos à nossa verdadeira necessidade, Deus. O texto de Amós 4.6 nos mostra que Deus permitiu que seu povo passasse por uma fome para que eles voltassem para Ele. A idolatria por coisas que não deveriam ser necessidades na nossa vida desvia os nossos olhos de Deus, afastando-nos dEle. A fome dessas "necessidades" é uma oportunidade perfeita de voltarmos nossos olhos a Ele.

2º A fome pode ser a causa de bençãos na nossa vida. Pode ser meio vaga essa frase, mas, veja bem, há vários relatos na Bíblia de pessoas que voltaram seus olhos a Deus no momento de fome e foram abundantemente abençoados ou presenciaram um grande milagre. O primeiro exemplo que achei é o de Rute e Noemi, sua sogra. Todos conhecem a história delas (se não conhece, leia o livro de Rute), mas alguém lembra o motivo de Noemi ter mudado com seus filhos para Moabe, onde um deles casou-se com Rute? A fome! Não acredita? Vejao texto de Rute 1.1:
Nos dias em que os juízes julgavam, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu para habitar no país de Moabe, ele sua mulher [Noemi] e seus dois filhos.

Foi um período de fome que permitiu essa linda história de amor entre Rute e sua sogra, Noemi. Deus poderia usar várias coisas, mas naquele tempo foi isso que ele usou.
Outro exemplo, frequente no Velho e Novo testamento, são as provisões de Deus quando seu povo passava fome e não tinha o que comer. Os exemplos são vários: a viúva de Sarepta (1 Reis 17.8-16), o homem de Baal-Salisa (2 Reis 4.42-44) e a multidão que ouvia Jesus (Mateus 14.13-21 e 15. 29-38).

Portanto, se você sente necessidade de algo que não seja o amor e a graça de Deus, volte seus olhos a Ele, confie nEle e deixe que Ele faça agir na sua vida a boa, agradável e perfeita vontade dEle.

Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas?

Olhai para as aves do céu; não plantam nem colhem, e não ajuntam em celeiros; contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Mateus 6:25-26


Que sejamos como as aves do céu, sem a sensação fisiológica de falta alguma e com a certeza que nosso Pai celestial nos alimentará e nos vestirá.

Nenhum comentário: